O que é Python?
Python é uma linguagem de altíssimo nível (VHLL - Very High Level Language), de sintaxe moderna, orientada a objetos, interpretada via bytecode, com tipagem forte (não há conversões automáticas) e dinâmica (não há declaração de variáveis e elas podem conter diferentes objetos), modular, multiplataforma, de fácil aprendizado e de implementação livre. Python foi criada por GuidoVanRossum.
Por que aprender Python?
Porque Python é uma linguagem simples e elegante. Porque Python é fácil de aprender. Porque Python pode ser usado para resolver uma grande variedade de problemas. Porque Python incentiva você a escrever seus programas da maneira correta, sem que isso se torne um empecilho à produtividade.
Python tem uma curva de aprendizado bastante interessante, permitindo que novos programadores, mesmo os que nunca tenham programado antes, sejam imediatamente produtivos escrevendo scripts procedurais. O programador pode executar o interpretador como um shell, vendo imediatamente o resultado da saída de cada comando e explorando os recursos da linguagem interativamente.
Para construir aplicações mais complexas, Python possibilita a fácil migração para a programação orientada a objetos. Um programa pode evoluir naturalmente para esse paradigma à medida que se torna mais complexo. A facilidade inicial do Python não barateia a linguagem, como é comum em linguagens que têm por objetivo expresso serem fáceis de aprender. Python é simples de aprender porque é uma linguagem bem planejada.